MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB e CNMP alinham acordo para gravações de atos processuais
Prerrogativa

OAB e CNMP alinham acordo para gravações de atos processuais

OAB pleiteia a gravação dos atos e a garantia de acesso imediato e irrestrito a todas as partes envolvidas no processo, respeitando a LGPD.

Da Redação

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Atualizado às 14:48

OAB Nacional e CNMP iniciaram as tratativas para um acordo que deverá assegurar a prerrogativa de realizar e obter gravações audiovisuais de audiências, sessões de julgamento e do Tribunal do Júri, de modo que as gravações estejam em conformidade com a LGPD. Na última quarta-feira, 10, foi realizada reunião entre o presidente em exercício da OAB Nacional, Rafael Horn, e o procurador-Geral da República e presidente do CNMP, Paulo Gonet.

 (Imagem: Leobark Rodrigues/Secom/MPF)

Rafael Horn, da OAB, e Paulo Gonet, do CNMP, alinham acordo para gravação de audiências.(Imagem: Leobark Rodrigues/Secom/MPF)

Em maio deste ano, a OAB Nacional havia solicitado a revisão da orientação 001/UEPDAP/CNMP, elaborada pelo CNMP, com o objetivo de adequá-la às recomendações 94/21 do CNJ e 92/22 do próprio CNMP. "A reunião foi muito produtiva. Paulo Gonet acolheu positivamente o pedido da Ordem e se comprometeu a analisar a possibilidade de assinatura de um acordo técnico entre as duas instituições. Com isso, espera-se reafirmar a prerrogativa prevista em lei e nas recomendações anteriores", afirmou Rafael Horn.

Dentre as alterações propostas pela OAB destaca-se a obrigatoriedade de se registrar a íntegra dos atos processuais nos casos em que a unidade do MP ou do Judiciário disponha de meios próprios para a realização de gravações audiovisuais.

Além disso, a OAB pleiteia a garantia de acesso imediato e irrestrito a todas as partes envolvidas no processo. Nos casos em que não houver recursos para a gravação por parte dos órgãos públicos, a OAB defende que a gravação pelas partes interessadas seja autorizada, desde que advertidas sobre as responsabilidades legais decorrentes da utilização do material, em conformidade com a LGPD.

Em um ofício de 22 de maio de 2024, a Ordem ressaltou a importância da transparência nos atos processuais e a necessidade de modificar a orientação para garantir um registro completo dos eventos, conforme determinam as recomendações 94/21 do CNJ e 92/22 do CNMP. "A gravação integral dos atos proporciona um registro claro e objetivo dos eventos, eliminando a possibilidade de manipulação ou omissão", diz o documento.

Audiência gravada

Em março deste ano, um juiz do RJ ordenou a apreensão de uma gravação feita por advogado. A medida veio após a promotora do caso notar a gravação por celular, sem aviso às partes.

Relembre:

Em janeiro, Migalhas abordou outro caso semelhante, em que a gravação de audiência por parte de um advogado, com seu próprio celular, gerou entraves entre ele, o MP e o juiz.

Assista:

À época, questionamos: audiência pode ser gravada? Relembre aqui

Em entrevista ao Migalhas, concedida em junho deste ano, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que é um absurdo tentar impedir gravação de audiências, que é "uma extensão do direito de defesa".

Veja o vídeo:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...