MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP invalida lei que previa transporte público para evento ecumênico
Lei municipal

TJ/SP invalida lei que previa transporte público para evento ecumênico

Colegiado ressaltou que veículos gratuitos para encontros ecumênicos promove uma religião em detrimento de outras, desrespeitando a laicidade estatal.

Da Redação

domingo, 11 de agosto de 2024

Atualizado às 11:07

Por unanimidade, o Órgão Especial do TJ/SP declarou inválida lei do município de Restinga/SP que autorizava prefeitura a disponibilizar veículos públicos para transporte de munícipes a encontros ecumênicos, eventos esportivos, socioeducativos, de lazer e outros afins. 

A ação foi movida pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, pedindo a declaração de inconstitucionalidade da lei 2.068/19 do município de Restinga/SP.

Segundo o PGR as expressões "encontros ecumênicos" e "outros afins" presentes no art. 1º da lei violavam princípios constitucionais fundamentais como os da laicidade do Estado e da liberdade religiosa. Além disso alegou que a norma afrontava os arts. 5º, VI e 19, I, da CF e os arts. 111 e 114 da Constituição do Estado de São Paulo.

 (Imagem: Freepik)

Órgão Especial do TJ/SP entendeu inconstitucional lei municipal que disponibilizava veículos, gratuitamente, para viagens a eventos ecumênicos.(Imagem: Freepik)

O tribunal, ao analisar o pedido, entendeu que a lei municipal contrariava a laicidade estatal, princípio segundo o qual o Estado deve manter-se neutro em questões religiosas, garantindo tratamento isonômico a todas as crenças e à ausência delas. 

A relatora, desembargadora Márcia Dalla Déa Barone, afirmou que a subvenção do transporte para encontros ecumênicos promove fomento religioso com recursos públicos, o que é vedado pela CF.

Além disso, a expressão "outros afins" foi considerada vaga e subjetiva, possibilitando interpretações amplas que delegariam ao Executivo municipal poderes discricionários, ferindo o princípio da legalidade e da separação dos Poderes. 

"Conforme bem alegado pelo Parquet, referida expressão atribui ao Chefe do Executivo a definição genérica de outras situações genéricas que poderiam gerar o direito a transporte, em contrariedade ao princípio da legalidade. Tal expressão abriria a possibilidade ao Chefe do Executivo de garantir o transporte a eventos de uma forma genérica, não necessariamente em observância ao interesse público."

O colegiado ressaltou que tais disposições normativas poderiam resultar em favorecimentos indevidos e discriminatórios, não atendendo ao interesse público de forma imparcial.

A decisão do TJ/SP se alinhou a precedentes similares, como a ADIn movida contra a lei 7.121/94 do município de Santo André/SP e a ADIn contra a lei 2.971/23 do município de Itapecerica da Serra/SP. Ambas envolviam a inconstitucionalidade de normas que promoviam eventos religiosos com recursos públicos.

Ao final, o TJ/SP reafirmou a importância da laicidade do Estado e da neutralidade religiosa, assegurando que leis municipais devem respeitar esses princípios constitucionais. 

Leia o acórdão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.