MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Vai à Câmara PL que fixa regras para redução de pena por leitura
Remição de pena

Vai à Câmara PL que fixa regras para redução de pena por leitura

Texto foi aprovado pela CCJ do Senado nesta quarta-feira, 16.

Da Redação

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Atualizado às 11:27

A CCJ aprovou, nesta quarta-feira, 16, um projeto que transforma em lei as regras de redução de tempo de prisão por leitura de livros. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

O PL 4.988/19, do senador Jorge Kajuru, incorpora dispositivos já aplicados pela resolução 391/21, do CNJ, como a redução de quatro dias de pena por livro lido.

O relator, senador Castellar Neto, destacou que a lei proporcionará mais segurança jurídica ao mecanismo, considerando a leitura como uma forma de ressocialização.

"A leitura, assim como o trabalho e o estudo, contribui para a recuperação do condenado, aprimorando o sistema de encarceramento e o cumprimento de pena privativa de liberdade."

A proposta altera a lei de execução penal (lei 7.210/84).

 (Imagem: Freepik)

Redução de pena por meio da leitura pode ser inserida na lei.(Imagem: Freepik)

Limite e resenha

O texto permite que condenados em regime fechado ou semiaberto solicitem a redução. O limite máximo é de 48 dias de remição a cada 12 meses, conforme emenda do senador Sergio Moro, aceita por Castellar.

A redução será vinculada a um projeto específico de leitura, criado pela diretoria do presídio e aprovado pelo juiz, com critérios objetivos para a escolha dos livros e elegibilidade dos presos, além de datas para avaliação.

O condenado deverá apresentar uma resenha, oral ou escrita, de cada livro, conforme prazo definido no projeto, submetendo-a à comissão avaliadora. Essa comissão enviará relatórios mensais ao diretor do presídio e ao juiz.

Castellar também aceitou emenda de Rogério Carvalho, que incentiva a doação de livros por particulares.

Com informações da Agência Senado.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...