MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Contra supersalários, Dino nega retroativo de alimentação a juiz
Para evitar abusos

STF: Contra supersalários, Dino nega retroativo de alimentação a juiz

Segundo ministro, decisão recorrida afrontava súmula 37 do STF, que proíbe aumentos a servidores com base apenas na isonomia.

Da Redação

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Atualizado às 16:17

Ministro Flávio Dino suspendeu o pagamento retroativo de auxílio-alimentação a um magistrado. Como relator da ação, deu provimento ao agravo interposto pela União e reformou a decisão da turma recursal do Juizado Especial Federal de Minas Gerais, que havia reconhecido o direito ao pagamento. Segundo o ministro, a suspensão se justifica para evitar abusos, como os chamados "supersalários".

No caso, o magistrado pleiteava o pagamento retroativo do auxílio-alimentação com base na resolução 133/11 do CNJ. Inicialmente, a turma recursal dos Juizados Especiais de Minas Gerais negou provimento ao recurso especial da União e manteve o entendimento favorável ao magistrado.

No agravo, a União sustentou que o acórdão recorrido violava diversos dispositivos constitucionais, entre eles os princípios da legalidade (art. 37, caput), da reserva legal (art. 5º, II) e da independência dos Poderes (art. 2º), além da vedação à vinculação ou equiparação remuneratória (art. 37, XIII).

Alegou ainda que a decisão contrariava o art. 93 da CF, que estabelece que a magistratura deve ser regida por lei complementar de iniciativa do STF.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

Para ministro Flávio Dino, Justiça não pode conceder retroativo pleiteado por magistrado.(Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

Ao analisar o pedido, ministro Flávio Dino acolheu os argumentos da União e destacou que a decisão da turma recursal violava a súmula 37, segundo a qual o Judiciário não pode conceder aumentos a servidores públicos com base apenas no princípio da isonomia.

"A mera interpretação do art. 129, §4º, da Constituição (ou qualquer outro preceito) não pode se prestar a infinitas demandas por "isonomia" entre as várias carreiras jurídicas (abrangendo até mesmo os Tribunais de Contas), violando a Súmula Vinculante nº 37 e impedindo que haja organização, congruência e previsibilidade no sistema de remuneração quanto a tais agentes públicos."

S. Exa. ressaltou que a CF estabelece critérios específicos para a criação de direitos e vantagens para a magistratura, sendo necessário que tais benefícios estejam previstos na própria CF, na LOMAN - Lei Orgânica da Magistratura Nacional ou em leis Federais, ou estaduais compatíveis com essas normas.

A decisão também enfatizou que a resolução 133/11 do CNJ prevê o pagamento de auxílio-alimentação para magistrados, mas não determina qualquer retroatividade do benefício. Assim, a concessão de valores pretéritos configuraria um aumento indevido de vencimentos, contrariando o entendimento consolidado pelo STF.

"Trata-se de orientação fundamental para evitar abusos, como rotineiramente tem sido noticiado acerca de pagamentos denominados de "super-salários". Até mesmo "auxílio-alimentação natalino" já chegou a se anunciar, exatamente em face desse contexto de pretendido e inaceitável "vale-tudo"."

Diante disso, o ministro Flávio Dino conheceu e deu provimento ao agravo da União, reformando a decisão da turma recursal e julgando improcedente o pedido do magistrado.

Veja a decisão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...