MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz do TJ/SP usou nome falso por razão pessoal "muito triste", diz advogado
RG falso

Juiz do TJ/SP usou nome falso por razão pessoal "muito triste", diz advogado

Magistrado aposentado tenta reaver aposentadoria e responderá à denúncia com base na tese de que não houve prejuízo nem fato juridicamente relevante.

Da Redação

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Atualizado às 19:09

José Eduardo Franco dos Reis, que por 45 anos usou documentos falsos com o nome Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, está no Brasil.

À Justiça, apresentou endereços e constituiu advogados para se defender da acusação de falsidade ideológica e pedir o restabelecimento do pagamento de sua aposentadoria como juiz do TJ/SP. As informações são da Folha de S.Paulo.

O advogado criminalista que representa o juiz, Alberto Toron, confirmou que Reis atuou com o nome falso durante a magistratura, mas sustentou que a conduta não configura crime, uma vez que não houve prejuízo a terceiros nem obtenção de vantagens indevidas.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Advogado do juiz que viveu 45 anos com nome falso diz que razão foi "muito triste".(Imagem: Arte Migalhas)

À Folha, Toron afirmou que o nome verdadeiro não altera "nenhum fato juridicamente relevante", exigência prevista no Código Penal para que se configure a falsidade ideológica. A defesa também afirma que a suposta falsificação documental, datada de 1980, já estaria prescrita.

Toron acrescentou que a adoção da identidade inglesa foi motivada por uma "situação existencial muito triste" na vida pessoal do magistrado, cujos detalhes serão apresentados no momento oportuno do processo.

Ao jornal, o advogado destacou que, apesar do episódio, a reputação de Reis dentro do Judiciário permaneceu intacta.

"Tive o cuidado de conversar com desembargadores e todos foram unânimes em afirmar que a atuação dele na magistratura foi impecável, sem nenhuma falta, sem nenhum escorregão, com sentenças muito boas."

A ação criminal contra Reis teve início após denúncia da 116ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital, que apontou o uso de identidade falsa desde 1980, embora sua certidão de nascimento original tenha sido apresentada em 1973, quando obteve a primeira cédula de identidade em Águas da Prata/SP, identificando-se como filho de Vitalina Franco dos Reis e José dos Reis.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...