MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz nega penhora de imóvel rural usado por família para subsistência
Propriedade

Juiz nega penhora de imóvel rural usado por família para subsistência

Magistrado argumentou que a propriedade é vital para a produção de alimentos, protegendo, assim, o direito à dignidade e à segurança alimentar dos envolvidos na questão.

Da Redação

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Atualizado em 8 de maio de 2025 14:05

juiz Carlos Henrique Loução, de Goiânia/GO, reconheceu a impenhorabilidade parcial de imóvel rural objeto de constrição judicial. O magistrado declarou que 240 hectares da propriedade são impenhoráveis por se tratarem de pequena propriedade rural trabalhada diretamente pela família.

O imóvel, dividido em duas matrículas registradas no município de Niquelândia/GO, soma 275,74 hectares e havia sido oferecido em garantia hipotecária em contrato firmado pelo pai do executado.

O Banco do Brasil, credor na execução, pleiteou a penhora integral do bem, alegando sua vinculação à dívida.

Entretanto, o proprietário do imóvel demonstrou que a terra é utilizada para cultivo de grãos e criação de gado por sua família, sem o uso de empregados assalariados.

A defesa destacou que a área de 275,74 hectares ultrapassa o limite legal de 4 módulos fiscais (240 hectares), mas que o STJ admite a penhora apenas da área excedente quando houver possibilidade de divisão cômoda.

 (Imagem: Freepik)

Justiça reconhece impenhorabilidade parcial de imóvel rural familiar em GO.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu o direito à impenhorabilidade da porção de 240 hectares, com base no art. 833, VIII, do CPC e no art. 5º, XXVI, da CF, e determinou a desconstituição da penhora.

"O fato de o imóvel ter sido dado em garantia hipotecária na cédula de crédito não afasta, por si só, a impenhorabilidade da pequena propriedade rural trabalhada pela família. Trata-se de uma norma cogente e de ordem pública, que visa proteger o patrimônio essencial à sobrevivência da família e à dignidade do pequeno agricultor."

O escritório João Domingos Advogados atuou na defesa do produtor rural. 

Leia aqui a decisão.

João Domingos Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...