MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gilmar Mendes pede manifestação da PGR e AGU sobre caso CBF
Futebol

Gilmar Mendes pede manifestação da PGR e AGU sobre caso CBF

O ministro negou o pedido de medida cautelar apresentado pela CBF e pelo presidente afastado da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Da Redação

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Atualizado às 09:40

O ministro Gilmar Mendes, do STF, negou neste domingo, 18, o pedido de medida cautelar apresentado pela CBF e pelo presidente afastado da entidade, Ednaldo Rodrigues, que buscava a suspensão imediata da decisão do TJ/RJ que resultou no afastamento do dirigente. Em vez de deferir a liminar, o ministro determinou a abertura de prazo de cinco dias para manifestação do Partido Comunista do Brasil (autor da ADIn 7.580), do MP/RJ, da AGU e da PGR.

O pedido de Ednaldo foi apresentado após o desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do TJ/RJ, ter determinado seu afastamento do cargo com base em indícios de irregularidades no acordo firmado em janeiro deste ano, que havia consolidado sua permanência à frente da entidade. A decisão estadual apontou suspeitas sobre a validade da assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes, no referido acordo. Um laudo médico e uma perícia grafotécnica indicaram que Nunes não teria condições cognitivas de assinar o documento.

No mesmo dia do afastamento, a CBF e Ednaldo recorreram ao Supremo pedindo a suspensão dos efeitos da decisão estadual. Na sexta-feira, 16, um segundo pedido foi protocolado, desta vez para barrar a realização da nova eleição convocada por Fernando Sarney, atual interventor da entidade, marcada para o próximo dia 25 de maio. Ednaldo argumenta que a realização da eleição antes do julgamento definitivo da ADIn 7.580, previsto para 28 de maio, poderia causar efeitos institucionais irreversíveis, especialmente se o STF vier a validar a assembleia que o elegeu em 2022.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

O presidente afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Ao analisar os pedidos, Gilmar Mendes decidiu não apreciar imediatamente o mérito das solicitações e ordenou o desentranhamento da petição da CBF dos autos da ADIn 7.580, determinando que toda e qualquer manifestação sobre o tema seja encaminhada à Pet 13.783, que trata diretamente da disputa interna na entidade. A decisão do ministro delimita os processos e evita que a ADIn - voltada a questões constitucionais mais amplas sobre a governança do esporte - absorva o litígio pontual sobre a gestão da CBF.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS