MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estatal deve quitar dívidas via precatórios, decide STF
Precatórios

Estatal deve quitar dívidas via precatórios, decide STF

Corte acompanhou o relator, Flávio Dino, que vedou bloqueios e penhoras.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado às 20:20

O STF decidiu, por unanimidade, que empresas estatais devem ter débitos judiciais quitados via precatórios, afastando constrições diretas que comprometam serviços públicos.

Os ministros analisaram, em plenário virtual, ação proposta pelo governador da Paraíba na qual o Estado contesta ordens da Justiça Trabalhista e Comum que bloquearam recursos da Codata - Companhia de Processamento de Dados da Paraíba.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Ministro Flávio Dino, do STF.(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

A questão central do julgamento é definir se empresas estatais que prestam serviço público sem fins lucrativos - caso da Codata - podem sofrer execuções diretas (penhora, bloqueio, sequestro de valores) ou se devem seguir o regime especial de precatórios aplicado à Fazenda Pública.

A Codata, sociedade de economia mista cujo Estado detém 99,9 % do capital, presta com exclusividade serviços de tecnologia da informação aos órgãos estaduais, em ambiente não concorrencial e sem objetivo de lucro.

Dino julgou a ação procedente para declarar inconstitucionais as decisões que determinaram bloqueios e penhoras contra a empresa. O ministro determinou que o pagamento de suas dívidas siga obrigatoriamente o rito dos precatórios.

Entre os fundamentos, o relator frisou que a execução direta ameaça a continuidade de serviços públicos essenciais; há violação à separação de Poderes e à segurança orçamentária quando o Judiciário bloqueia verbas destinadas a políticas públicas; e que a jurisprudência do STF já estende o art. 100 da Constituição a estatais que prestam serviço público em regime não concorrencial, sem finalidade lucrativa.

Leia a íntegra do voto.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...