MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes libera ré do 8/1 do uso de tornozeleira por gravidez de risco
Questão de saúde

Moraes libera ré do 8/1 do uso de tornozeleira por gravidez de risco

Para ministro, acusada provou que gestação é incompatível com o uso do monitoramento eletrônico.

Da Redação

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Atualizado às 19:50

Ministro Alexandre de Moraes autorizou a retirada imediata da tornozeleira eletrônica imposta a ré acusada de participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão se deu em razão de laudos médicos que atestam gravidez de alto risco, situação considerada incompatível com o monitoramento eletrônico.

A acusada responde a ação penal decorrente de denúncia recebida pela 1ª turma do STF, que a acusa dos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, todos em concurso de pessoas e material (arts. 29 e 69, CP).

Desde 2023, a ré estava em liberdade provisória mediante cumprimento de diversas medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, proibição de se ausentar da comarca e do país, entrega dos passaportes, suspensão de registros de armas, proibição de uso de redes sociais e de contato com demais investigados.

A defesa solicitou a revogação da medida de monitoramento eletrônico, alegando que a ré encontra-se em estado avançado de gestação, com risco elevado, o que exige "cuidados intensivos e repouso absoluto". Foram juntados atestado médico da profissional responsável pelo pré-natal, com diagnóstico classificado nos códigos CID-10 Z35 e R96.

 (Imagem: Freepik)

Ministro Alexandre de Moraes autorizou retirada de tornozeleira eletrônica de ré com gestação de risco.(Imagem: Freepik)

Ao acolher o pedido, o ministro reconheceu que os documentos apresentados "comprovam o risco da gravidez" e, diante da situação gestacional avançada, deferiu a retirada da tornozeleira, mantendo, no entanto, as demais medidas cautelares.

O julgamento da ação penal da ré está previsto para a sessão virtual da 1ª turma do STF, entre os dias 20 e 30 de junho de 2025.

Veja a decisão.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...