MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Tarcísio pede ao STF autorização para Bolsonaro negociar com Trump nos EUA
Salvador da Pátria

Tarcísio pede ao STF autorização para Bolsonaro negociar com Trump nos EUA

Governador de São Paulo buscou autorização para ex-presidente discutir tarifas impostas ao Brasil pelo presidente norte-americano.

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Atualizado às 16:20

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, solicitou aos ministros do STF autorização para que o ex-presidente Jair Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos, visando se reunir com o ex-presidente norte-americano Donald Trump.

O propósito dessa viagem seria discutir com Trump uma possível redução das tarifas impostas ao Brasil, que poderiam impactar negativamente setores econômicos do estado de São Paulo.

A proposta, conforme revelado pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, foi amplamente rejeitada pelos ministros da Corte.

Para os magistrados, além de ser considerada inusitada, a ideia implica riscos à segurança jurídica do país, uma vez que Bolsonaro teve seu passaporte apreendido e, portanto, está impedido de deixar o Brasil.

A principal preocupação dos ministros era o receio de que o ex-presidente pudesse buscar asilo político nos Estados Unidos, o que configuraria uma fuga das autoridades brasileiras.

Além disso, a proposta de negociação internacional envolvendo Bolsonaro foi vista como inadequada, uma vez que ele não ocupa mais cargo oficial e, por conseguinte, não tem legitimidade para representar o Brasil em discussões diplomáticas.

O STF também sublinhou que questões externas devem ser tratadas pela Presidência da República e pelo ministério das Relações Exteriores, não cabendo a ex-presidentes intervir nesse tipo de negociação.

Fontes próximas a Bolsonaro, no entanto, sugerem que a iniciativa envolvia, também, articulação com a Câmara dos Deputados e o Senado, com o intuito de buscar uma possível anistia ao ex-presidente.

 (Imagem:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, pediu ao STF que Bolsonaro fosse autorizado a viajar aos EUA para negociar com Trump.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os 50%

Na última quarta-feira, 9, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA, válida a partir de 1º de agosto de 2025.

A medida foi formalizada em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Trump critica o STF e o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, considerando o julgamento como uma "vergonha internacional".

Trump também acusou o STF de censura "secreta e ilegal" contra plataformas digitais dos EUA, o que, segundo ele, motivou a tarifa.

Além disso, apontou desequilíbrio nas relações comerciais e ameaçou abrir uma investigação formal contra o Brasil, caso as práticas comerciais não sejam ajustadas. Ele também sugeriu que a tarifa poderia ser reconsiderada se o Brasil eliminar barreiras comerciais e abrir mais seu mercado.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616