MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banca deve revisar prova de candidato eliminado em concurso do Ibama
Prova sob contestação

Banca deve revisar prova de candidato eliminado em concurso do Ibama

Juiz considerou possível ausência de motivação na nota atribuída.

Da Redação

sábado, 9 de agosto de 2025

Atualizado em 8 de agosto de 2025 12:40

Banca deverá revisar prova discursiva de candidato eliminado em concurso do Ibama. A decisão liminar foi tomada pelo juiz Federal Fernando Henrique de Andrade Melo Ribeiro, da 9ª vara Cível de São Paulo/SP, ao considerar que a ausência de motivação na nota pode configurar ilegalidade.

Na ação, o candidato à vaga de analista ambiental afirmou ter sido aprovado nas provas objetivas, mas foi eliminado da próxima fase por ter obtido 9,77 pontos na prova discursiva, quando o mínimo exigido era 10. Alegou que a banca agiu de forma ilegal e sem critérios claros ao atribuir a nota, sem justificar adequadamente os descontos aplicados.

 (Imagem: Reprodução/Gov.br)

Prova do Ibama deverá ser revisada por possível ilegalidade na correção da banca.(Imagem: Reprodução/Gov.br)

Ao analisar o pedido, o juiz reconheceu que o Judiciário não pode interferir no mérito das correções feitas pelas bancas, conforme entendimento do STF, mas ressaltou que é possível intervir em casos de ilegalidade.

"Considerando que o autor alega a existência de ilegalidade na correção de sua prova discursiva, em especial quanto à ausência de motivação e à desproporcionalidade na atribuição da nota nos critérios de conteúdo técnico e domínio da norma padrão da língua portuguesa, entendo parcialmente presentes os requisitos do art. 300 do CPC."

Com isso, o juiz determinou que a banca faça uma nova correção da prova, seguindo com rigor os critérios previstos no edital e apresentando uma justificativa clara e fundamentada para cada ponto atribuído.

O escritório VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores atua pelo candidato.

Leia a liminar.

VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA