MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes pede extradição de ex-assessor denunciado por vazar informações
Quebra de sigilo

Moraes pede extradição de ex-assessor denunciado por vazar informações

Eduardo Tagliaferro, atualmente na Itália, foi denunciado pela PGR por violação de sigilo funcional, obstrução de investigação e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito,

Da Redação

domingo, 24 de agosto de 2025

Atualizado às 10:56

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou a extradição de seu ex-assessor no TSE, o perito computacional Eduardo Tagliaferro, atualmente residindo na Itália, investigado pelo suposto vazamento de mensagens trocadas entre servidores dos gabinetes do ministro, tanto no STF quanto no TSE.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Moraes pede extradição de ex-assessor Eduardo Tagliaferro acusado de vazamento de mensagens sigilosas.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Conforme noticiado pelo Estadão, a denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na última sexta-feira, 22, e ocorre cerca de quatro meses após a conclusão do inquérito da Polícia Federal. Segundo relatório da PF, em abril de 2024, o próprio Tagliaferro teria confidenciado à sua esposa que havia repassado informações ao jornal Folha de S.Paulo.

O pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça, que, por meio do departamento de recuperação de ativos e cooperação jurídica internacional, iniciou os procedimentos formais junto ao Itamaraty para viabilizar os trâmites com as autoridades italianas.

Violação de sigilo

Gonet imputa ao ex-assessor os crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os fatos, segundo o MPF, ocorreram entre maio e agosto de 2023, período em que o perito, então assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, teria tornado públicos conteúdos sigilosos em colaboração com a imprensa.

Segundo a PGR, Tagliaferro teria seguido a mesma linha de atuação de integrantes da organização criminosa investigada nos inquéritos das milícias digitais, das fake news e da tentativa de golpe de Estado, ao selecionar trechos de diálogos visando comprometer a credibilidade das investigações em curso.

Ainda segundo a denúncia, "o vazamento seletivo de informações protegidas por sigilo funcional e constitucional teve o nítido propósito de tentar colocar em dúvida a legitimidade das investigações que seguem em curso no STF, como estratégia para incitar a prática de atos antidemocráticos e desestabilizar as instituições republicanas".

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...