MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ lança sistema nacional para gestão de precatórios
Inovação

CNJ lança sistema nacional para gestão de precatórios

O SisPreq tem como objetivo conferir mais agilidade, clareza e padronização à expedição, à gestão e ao pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor.

Da Redação

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Atualizado às 10:24

O CNJ lançou, nesta terça-feira, 23, o SisPreq - Sistema Nacional de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor. O anúncio ocorreu durante a 5ª sessão extraordinária de 2025, conduzida pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que priorizou o desenvolvimento desta ferramenta eletrônica como um dos principais objetivos de sua gestão, visando implementar soluções que fortaleçam a governança, a transparência e a eficiência na gestão do passivo estatal.

Precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs) representam ordens de pagamento emitidas pela Justiça para cobrar de municípios, Estados ou União valores devidos após condenação judicial definitiva. Conforme o ministro, "os precatórios são outro calcanhar de Aquiles do Judiciário brasileiro, sobre o qual colocamos grande energia para criar o Sispreq, que é uma ferramenta que objetiva gerenciar de forma mais eficaz o ciclo de vida de todos os ofícios de requisição, desde o cadastramento inicial até o pagamento".

O SisPreq consiste em uma plataforma tecnológica unificada que aprimora a gestão de precatórios no Brasil, integrando todos os participantes do processo - tribunais, entes devedores e credores - em um ambiente digital único, padronizado e transparente.

Desenvolvido no âmbito do Programa Justiça 4.0 - parceria entre o CNJ com o Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -, o SisPreq busca conferir mais agilidade, clareza e padronização à expedição, gestão e pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor, oferecendo previsibilidade para cidadãos, advogados, municípios e a União. O sistema está disponível na PDPJ-Br - Plataforma Digital do Poder Judiciário para adesão dos tribunais.

 (Imagem: Ana Araújo/CNJ)

5ª sessão extraordinária de 2025 do CNJ. Última sessão da gestão do ministro Luís Roberto Barroso.(Imagem: Ana Araújo/CNJ)

O Sispreq foi concebido em 10 módulos, sendo que o lançamento desta terça-feira abrange sete deles: Cadastro de Precatório e RPV; Gestão de Devedores; Saldos, Correção Monetária e Juros; Prioridades, Consulta (estado do precatório/RPV) e Lista de ordem cronológica; Gestão e Acompanhamento do Regime Especial; Atualização das Requisições (retenção, cessão e sucessão) e Pagamento e comunicação bancária.

O projeto-piloto foi inicialmente implementado no TJ/AP e, atualmente, está em operação no TJ/ES, que tem colaborado para consolidar todas as etapas de produção do sistema. A juíza auxiliar da presidência do CNJ e mentora do SisPreq, Wanessa Mendes de Araújo, destacou que "o lançamento consagra um marco importante para disponibilizarmos à sociedade um sistema que permita a expedição, o gerenciamento e o pagamento célere e transparente das dívidas decorrentes de condenação imposta aos entes públicos".

A magistrada acrescentou que "para dar continuidade ao projeto, promoveremos as adequações decorrentes da EC 136/25 e o desenvolvimento dos três módulos pendentes".

Outros participantes do desenvolvimento do SisPreq incluem a juíza Marina Lorena Nunes Lustosa (TJ/AP) e o juiz Rafael Rodrigues de Castro Silva (TJ/DF), além de diversos servidores e servidoras de diferentes tribunais. O gerente do projeto por parte do Pnud é Artur Maurilio Lopes do Nascimento.

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é resultado de um acordo de cooperação entre o CNJ e o Pnud, com apoio do CJF - Conselho da Justiça Federal, STJ, TST, CSJT - Conselho Superior da Justiça do Trabalho e TSE. Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...