MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para Dino, Direito nunca alcançará o mesmo ritmo do avanço tecnológico
Um passo atrás...

Para Dino, Direito nunca alcançará o mesmo ritmo do avanço tecnológico

Ministro relacionou avanço da inteligência artificial à "torre de Babel".

Da Redação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Atualizado às 17:08

Nesta quinta-feira, 9, durante o julgamento no STF que discute a omissão do Congresso Nacional na regulamentação do direito constitucional à proteção do trabalhador frente à automação, ministro Flávio Dino refletiu sobre os impactos da tecnologia e da inteligência artificial na sociedade contemporânea.

S. Exa. afirmou que o avanço tecnológico é inevitável e acelerado, mas advertiu que tanto a legislação quanto a jurisprudência sempre correrão atrás das inovações - "é da natureza da vida", disse.

"Alguns acreditam que isso chega no reino de Deus, outros acham que é uma torre de Babel. [...] Hoje, estamos mais para a torre de Babel, hoje, ilusão de alcançar o céu e disseminação de discórdia, de ultraindividualismo e de ódio numa proporção nunca antes vifta na humanidade, que é o ódio monetizado [...]."

Para o ministro, o papel do Direito é impor limites éticos e institucionais diante da corrida tecnológica e econômica, para que a sociedade não se desumanize em nome do lucro e da eficiência.

"Creio que o Direito deve ocupar o seu papel, que, inclusive, é ser a instância do não para deter a marcha da insensatez. Se o Direito não diz não, se um tribunal não diz não e a sociedade flui de acordo com impulsos primários, ou de acordo com a ganância e o desejo insano pelo lucro a qualquer preço, a qualquer custo...e o Iluminismo? E o Humanismo? E o liberalismo político? E a Constituição? E o constitucionalismo? Esse ferramental todo vai ser obsoleto também."

Dino concluiu dizendo que o julgamento da ADO 73 tem papel demarcador na história constitucional, por reafirmar a necessidade de reação institucional ao avanço tecnológico descontrolado.

"Um julgamento dessa natureza tem esse papel demarcador de uma visão acerca do processo histórico no Brasil e no mundo e, portanto, creio que nós devemos ir além do apelo ao legislador e fixar esse prazo de 18 meses", afirmou.

Confira:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...