MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Saída do STF: Ministros, PGR e advocacia homenageiam Barroso
Declarações

Saída do STF: Ministros, PGR e advocacia homenageiam Barroso

Edson Fachin e Luiz Fux destacaram legado jurídico, sensibilidade humana e compromisso do ministro com a CF e com os direitos fundamentais

Da Redação

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Atualizado às 20:04

Após o anúncio da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, durante a sessão plenária desta quinta-feira, 9, colegas da Corte prestaram homenagens emocionadas à sua trajetória no STF.

O presidente da Corte, Edson Fachin, abriu as manifestações destacando o impacto profundo da atuação de Barroso na história do Tribunal e da jurisdição constitucional brasileira.

"As palavras são insuficientes para expressar o impacto de seu trabalho, cujos efeitos perdurarão por muitas gerações", afirmou Fachin.

O ministro lembrou que a contribuição de Barroso antecede sua chegada ao STF, citando a atuação ainda como advogado em causas que ampliaram direitos sexuais e reprodutivos e reforçaram a igualdade material.

Entre os marcos de sua trajetória no Supremo, Fachin mencionou a defesa das cotas raciais em concursos públicos, a proteção aos povos indígenas Yanomami, e decisões em temas como vacinação obrigatória, fundo do clima e transporte gratuito em dia de eleição.

O presidente também ressaltou o legado administrativo de Barroso à frente do STF e do CNJ, como a criação do Exame Nacional da Magistratura e a implementação de ações afirmativas para ampliar a presença de mulheres e pessoas negras na magistratura.

Fachin recordou a amizade entre ambos e concluiu a homenagem com palavras de afeto:

"Carregarei para sempre comigo o abraço que nos demos em 2012, antes ainda de sua vinda para o Tribunal, como lembrança da generosidade da vida que teima em nos carregar adiante."

Sem mágoas

O decano do STF, Gilmar Mendes, prestou homenagem emocionada ao colega, ressaltando a importância de sua atuação tanto como magistrado quanto como presidente da Corte.

 Gilmar lembrou os desafios enfrentados durante a gestão de Barroso, classificando o período como "os dois anos mais difíceis" de sua vivência no Tribunal. Disse ter apoiado o colega por "dever cívico" e destacou sua condução firme e responsável à frente do STF.

 "Sua Excelência sabe do apoio que emprestei, e não foi em nenhum favor, mas um dever cívico durante esses dois anos difíceis, certamente os dois anos mais difíceis, pelo menos da minha vivência no Tribunal", afirmou.

O ministro afirmou que o compromisso de todos deve ser com a instituição e não com diferenças pessoais, destacando a importância da ética da responsabilidade, citando o sociólogo Max Weber.

"O compromisso tem que ser com a instituição, isso é o fundamental. Olhemos para frente e saibamos ser dignos das funções que recebemos, das dádivas que tivemos de poder contribuir para a construção de um país melhor", disse.

 Encerrando a homenagem, Gilmar citou o escritor Alberto Manguel para expressar admiração pela trajetória do colega:

"Somos o que somos, mas transformados naquilo que nos esforçamos por nos tornar. Vossa Excelência trilhou o melhor caminho. Um grande abraço, seja feliz."

Amizade e admiração

Ministro Luiz Fux relembrou a longa amizade com Barroso, construída ainda na juventude acadêmica. Definiu o colega como "um homem de integridade profunda, sabedoria ímpar e amor incondicional pelas pessoas", e contou que foi o celebrante do casamento do ministro com a saudosa Tereza, sua esposa.

Fux destacou que o tempo "não separa o inseparável" e afirmou que Barroso deixa o Supremo com uma trajetória marcada pela humildade, coerência e compromisso com os valores humanos e constitucionais.

"Sua passagem por esta Corte deixa um legado de luz, razão e humanidade. O tempo não separa o inseparável", concluiu.

PGR

O procurador-geral da República Paulo Gonet prestou homenagem destacando a contribuição do magistrado à Justiça brasileira. Surpreso com o anúncio da aposentadoria, afirmou que o país continuará a se beneficiar da atuação intelectual e moral de Barroso.

"Se perdermos o magistrado jurista, o país continuará a se beneficiar do jurista sempre culto, sempre aberto ao diálogo e sempre buscando o justo e o certo", afirmou o chefe do MP.

Em nome da instituição, o PGR desejou ao ministro felicidade na nova etapa profissional, ressaltando que seu legado no Supremo permanece como exemplo de comprometimento, equilíbrio e dedicação ao serviço público.

Advocacia

O advogado Ricardo Quintas Carneiro, da banca LBS Advogados e Advogadas, presente no plenário, prestou uma homenagem ao ex-presidente do STF.

Surpreso com o anúncio da aposentadoria, ele afirmou ter vestido "as vestes de trabalho" para representar a advocacia e agradecer a Barroso pela relação de respeito com a classe e com a OAB.

O advogado destacou que o ministro soube conduzir o STF com firmeza e serenidade, mesmo nos momentos mais delicados da vida institucional do país.

"Soube conduzir este tribunal com firmeza, sem perder a ternura", disse, citando a célebre frase de Che Guevara.

Ao encerrar a fala, desejou êxito na nova etapa da vida e fez referência à canção que fala sobre manter "a mente esperta, a espinha ereta e o coração tranquilo", afirmando que Barroso deixa o Tribunal "com a espinha ereta, que ninguém foi capaz de dobrar".

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA