MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Abraji contesta no STF limitação ao acesso a dados de remuneração do MP
Transparência

Abraji contesta no STF limitação ao acesso a dados de remuneração do MP

Associação sustenta que exigência de identificação para acessar informações sobre remuneração de membros do Ministério Público impõe barreiras à transparência e ameaça a liberdade de imprensa.

Da Redação

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Atualizado às 17:06

Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo ajuizou ação no STF contra norma do NMP - Conselho Nacional do Ministério Público que exige a identificação do solicitante para acesso às informações sobre a remuneração de membros e servidores do MP. 

ADIn 7.892 foi distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

Na ação, a entidade sustenta que a medida viola a liberdade de imprensa e o princípio da transparência pública, ao criar obstáculos injustificados ao acesso a dados de interesse coletivo e expor jornalistas a possíveis retaliações judiciais.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Abraji questiona no STF limitação ao acesso a dados de remuneração dos membros do Ministério Público.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

A Abraji recorda o episódio envolvendo o jornal Gazeta do Povo, cujos repórteres foram alvo de dezenas de ações judiciais após publicarem reportagens sobre vencimentos acima do teto constitucional recebidos por magistrados e promotores do Paraná - situação posteriormente reconhecida pelo STF como forma de assédio judicial.

Segundo a associação, a exigência de identificação tem levado Ministérios Públicos estaduais, como os de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a suprimir os nomes de agentes públicos das folhas de pagamento.

A prática, afirma, inviabiliza o acompanhamento dos gastos com pessoal e contraria o entendimento do Supremo de que a divulgação nominal das remunerações é legítima e necessária à transparência administrativa.

Para a Abraji, a norma também fere a lei de Acesso à Informação e a LGPD, que determinam a divulgação de informações públicas de forma transparente e proporcional ao interesse coletivo.

Assim, requer que o STF suspenda os efeitos da exigência, reafirmando o direito de todo cidadão - e especialmente da imprensa - de acessar informações públicas sem constrangimentos ou barreiras indevidas.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616