MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Dino determina propagandas para ampliar transparência sobre emendas
Publicidade

STF: Dino determina propagandas para ampliar transparência sobre emendas

Ministro ordenou que Executivo, Legislativo e Judiciário promovam ações educativas sobre rastreabilidade de recursos e controle social do orçamento.

Da Redação

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Atualizado às 12:07

Nesta segunda-feira, 27, ministro Flávio Dino determinou que os três Poderes da República realizem campanhas publicitárias voltadas à transparência e rastreabilidade na execução das emendas parlamentares.

A decisão foi proferida na ADPF 854, de relatoria do ministro, proposta pelo PSOL, que questiona a falta de mecanismos efetivos de controle sobre o uso das chamadas emendas do relator e de outras modalidades de destinação de recursos do orçamento público.

Segundo o despacho, o Executivo Federal deverá veicular, entre dezembro de 2025 e março de 2026, campanhas em emissoras comerciais, na internet e em veículos oficiais - como a TV Brasil, Agência Brasil e Voz do Brasil - explicando à população como acessar informações sobre a destinação e execução das emendas, e como denunciar irregularidades.

O mesmo conteúdo deverá ser replicado pela TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, garantindo a difusão ampla e simultânea da informação em todo o país.

Dino destacou que a publicidade institucional deve ter "caráter educativo, informativo e de orientação social", nos termos do art. 37, §1º, da CF.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Flávio Dino determinou a realização de campanhas informativas sobre emendas parlamentares.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

S. Exa. afirmou que o controle social sobre os gastos públicos "somente se torna efetivo quando acompanhado da ampla disponibilização de informações claras, acessíveis e tempestivas", o que exige também o letramento digital dos cidadãos para compreenderem e fiscalizarem a execução orçamentária.

O ministro lembrou ainda que o direito de acesso à informação é um componente essencial da democracia, citando precedentes do STF e decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Na decisão, reforçou que "a moralidade administrativa (art. 37, caput, da CF) é pressuposto para a concretização de direitos fundamentais" e que a transparência ativa constitui um dever constitucional e legal, previsto também na lei de acesso à informação (lei 12.527/11) e no decreto 8.777/16, que institui a política de dados abertos.

Além disso, Dino determinou que Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas encaminhem ao STF, até 31/12/25, os atos normativos editados para disciplinar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares nos âmbitos estaduais e municipais, por meio da ATRICON e da AMPCON.

A decisão reforça o cumprimento do art. 163-A da CF, introduzido pela EC 126/22, que exige transparência integral na execução das emendas parlamentares e foi objeto de determinação do STF em decisões anteriores sobre o chamado "orçamento secreto".

Veja a decisão.

Transparência estendida

Na última quinta-feira, 23, o ministro já havia determinado que Estados, municípios e o Distrito Federal adotem, até 1º de janeiro de 2026, o mesmo modelo de transparência e rastreabilidade aplicado às emendas parlamentares Federais - sistema criado após o STF declarar inconstitucional o "orçamento secreto".

A medida, que expande os efeitos da decisão de 2022 contra práticas orçamentárias sem publicidade e controle social, busca impedir que a opacidade na destinação de recursos públicos se reproduza ao nível local.

Para o ministro, o dever de publicidade é de reprodução obrigatória pelos entes federativos, em razão do princípio da simetria constitucional.

Dino também determinou a fiscalização pelos Tribunais e Ministérios Públicos de Contas, o apoio técnico da CGU, do TCU e do ministério da Gestão, além da realização de audiência pública em março de 2026, para apresentação dos resultados.

A execução das emendas parlamentares de 2026, nos âmbitos estadual e municipal, ficará condicionada à comprovação de cumprimento das regras de transparência perante os respectivos Tribunais de Contas.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.