Migalhas Quentes

Cursos de Direito Brasil x Portugal: Professor fala das diferenças

A principal diferença está na duração do curso. Em Portugal geralmente são quatro anos, e no Brasil são cinco.

16/11/2021
Publicidade
Expandir publicidade

Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, Carlos Blanco de Morais contou, em entrevista ao Migalhas, as principais diferenças entre os cursos de Direito do Brasil e de Portugal. De acordo com o profissional, os cursos têm essencialmente as mesmas disciplinas, com a diferença de que em Portugal a duração é de quatro anos, seguida de um mestrado optativo ou científico profissionalizante.

Carlos Blanco de Morais disse preferir o modelo brasileiro de ensino, que tem em média cinco anos de duração, e contou que Portugal tem recebido vários alunos do nosso país, que se adaptam com facilidade ao Direito português.

Veja a íntegra da entrevista:

IX Fórum Jurídico de Lisboa

De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".

A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.

O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos