Migalhas Quentes

Brumadinho: TRF-6 tranca ação penal contra ex-presidente da Vale

Colegiado concluiu pela falta de indícios de conduta criminosa.

27/3/2024
Publicidade
Expandir publicidade

A 2ª turma do TRF da 6ª região, por falta de indícios de conduta criminosa, trancou ação penal contra o ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman. O caso envolve o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG, em 2019.

O colegiado entendeu que o Ministério Público não apresentou indícios de autoria para justificar a continuidade do processo criminal contra o ex-presidente. Para os desembargadores, não há provas do envolvimento de Schvartsman no rompimento da barragem.

Os processos contra mais 15 acusados vão continuar em tramitação. Eles são acusados de homicídio qualificado e crimes ambientais.

O rompimento da barragem ocorreu em janeiro de 2019. Mais de 270 mortos foram retirados dos rejeitos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Vista aérea da lama do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

A defesa de Fábio Schvartsman é comandada pelos advogados Pierpaolo Bottini, Maurício Campos e Paulo Freitas, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.

  • Processo: 0004482-78.2014.4.03.6111

Clique aqui para ler o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos