Ao votar na ação que julga Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado, o relator, ministro Alexandre de Moraes, destacou que o "Plano Punhal Verde-Amarelo", que previa o assassinato de diversas autoridades, incluindo o presidente Lula, fazia parte da operação batizada de Copa 2022 e foi inspirado na série espanhola "La Casa de Papel".
439586
De acordo com Moraes, a referência à Copa de 2022, realizada no Catar em dezembro daquele ano, foi usada como fachada para o esquema.
O material apreendido pela Polícia Federal revela que os envolvidos associaram símbolos futebolísticos e elementos culturais ao planejamento, em uma tentativa de mascarar a trama.
"Vários Kids Pretos, imitando La Casa de Papel, cada um tinha o nome de uma seleção", relatou o relator, ao detalhar como o grupo estruturou a organização criminosa.
Para Moraes, a sofisticação e o nível de detalhamento do plano reforçam o caráter meticuloso da empreitada golpista.
O ministro acrescentou ainda que há "excesso de provas" nos autos, o que demonstra a robustez das evidências reunidas.
Veja a fala:
La Casa de Papel
Série espanhola lançada em 2017, La Casa de Papel se tornou um fenômeno mundial ao retratar um grupo de criminosos que planeja e executa grandes assaltos, sempre com disfarces marcantes: macacões vermelhos e máscaras do pintor Salvador Dalí.
A produção ficou conhecida pelo alto nível de organização dos planos e pelo simbolismo de resistência ao sistema.