Migalhas Quentes

Empresas devem se posicionar como solução, diz diretora da JBS

Na visão de Ana Paula Pezzi, sustentabilidade significa reconhecer que cada empresa, instituição ou setor é parte da solução dos problemas globais.

18/9/2025

Durante a 2ª edição da Conferência Estadual do Agro, realizada em Ribeirão Preto/SP, a diretora jurídica da JBS, Ana Paula Pezzi, destacou a importância de as empresas se reconhecerem como parte da solução para os grandes desafios globais e de olharem para o futuro em busca de avanços contínuos.

Sustentabilidade

Em entrevista à TV Migalhas, a diretora destacou a importância do setor jurídico como papel central não apenas em todas as áreas corporativas, mas, em especial, no apoio à formulação de políticas públicas e à construção de parcerias público-privadas capazes de conduzir de forma eficiente as temáticas ligadas à sustentabilidade.

Na sua visão, sustentabilidade significa reconhecer que cada empresa, instituição ou setor é parte da solução dos problemas globais.

Ela (empresa) tem que entender como ela está inserida dentro do problema e como ela pode superar aquilo. E é assim que, por exemplo, a empresa que eu trabalho hoje atua, se posicionando como parte da solução”, destacou.

ESG

A "pauta ESG" refere-se à inclusão de critérios ambientais, sociais e de governança nas estratégias e operações das empresas, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e responsáveis para o longo prazo. Essa pauta visa criar valor não só para a empresa, mas também para o meio ambiente e a sociedade em geral, alinhando-se às expectativas de investidores e consumidor.

Ao ser questionada, Ana Paula afirmou que a ESG é extremamente relevante para a sobrevivência das empresas no longo prazo. Segundo ela, apesar de haver um movimento contrário recente, ainda prevalece a compreensão de que a pauta representa a perenidade do negócio.

Avanços

Por fim, ao projetar o futuro, a profissional avaliou que sempre haverá espaço para avanços.

“A evolução é sempre olhar para frente. Em todas as temáticas sempre vão ter oportunidades. Mesmo olhando para o futuro, a gente ainda tem muito a aprender e muito provavelmente vão vir novos desafios pela frente. Então, eu acho que a gente tem que olhar para frente, imaginar, pensar, incorporar aquilo que a gente já tem hoje em termos de desafios e pensar como resolver, buscar solução."

Confira:

O evento

Nos dias 18 e 19 de setembro, Ribeirão Preto/SP recebe a 2ª Conferência Estadual de Direito e Agronegócio da OAB/SP. O encontro reunirá especialistas, juristas, produtores e profissionais do agro e da advocacia para discutir os grandes temas e desafios do setor.

Na abertura do evento, o presidente da OAB Ribeirão Preto, Alexandre Soares da Silveira, conclamou a advocacia local a se engajar ativamente no enfrentamento dos desafios da profissão e a se colocar ao lado da sociedade.

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, ressaltou a força do agronegócio, responsável por cerca de 30% do PIB nacional. A solenidade contou ainda com a presença da diretoria da OAB/SP, que integrou a mesa de abertura da Conferência.

 

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Sustentabilidade deve orientar toda a advocacia, diz Rodrigo Jorge Moraes

29/8/2025
Migalhas Quentes

Câmara dos Deputados firma acordo para impulsionar sustentabilidade

14/8/2025
Migalhas de Peso

ESG e a economia circular: Uma sinergia essencial para o futuro sustentável

5/10/2024