MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF retoma julgamento de Collor; maioria já votou por manter prisão
Referendo

STF retoma julgamento de Collor; maioria já votou por manter prisão

Julgamento para referendo da decisão de Alexandre de Moraes termina à meia-noite desta segunda, 28.

Da Redação

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Atualizado às 11:12

O STF retoma nesta segunda-feira, 28, às 11h, o julgamento em que o plenário deve decidir se mantém a decisão de Alexandre de Moraes que determinou a prisão de Fernando Collor de Mello.

Até o momento, o placar é de 6 a 0 para manter a prisão do ex-presidente.

Votaram neste sentido os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin declarou-se impedido.

O julgamento está marcado para se encerrar às 23h59. Até lá, os ministros podem alterar seus votos.

 (Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado)

STF retoma julgamento sobre prisão de Collor.(Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Destaque retirado

Quando iniciada a análise do referendo, na última sexta-feira, houve pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes, para que o caso fosse levado ao plenário físico da Corte.

Mesmo com o destaque, ministros anteciparam seus votos, formando maioria. O decano, então, retirou o destaque, permitindo a continuidade da análise em meio virtual. Por isso, o encerramento da análise, que seria na sexta-feira, passou para esta segunda-feira, 28.

Prisão

Fernando Collor está preso desde a madrugada de sexta-feira, 25, em Maceió/AL. Ele cumpre pena após ser condenado pelo STF a oito anos e dez meses em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ele recebeu R$ 20 milhões para favorecer contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia, em troca de apoio político para nomeação e manutenção de diretores da estatal. Os fatos ocorreram durante seu mandato como senador.

A Polícia Federal realizou a prisão enquanto Collor se preparava para viajar a Brasília, onde pretendia se apresentar voluntariamente.

A decisão monocrática de Moraes negou recurso que o relator classificou como "protelatórios", autorizando o início imediato da execução penal. Agora, o plenário decide se mantém a determinação.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA