MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Se tribunal não cuida dos mais pobres, não é tribunal", diz Flávio Dino
Vulneráveis

"Se tribunal não cuida dos mais pobres, não é tribunal", diz Flávio Dino

Ministro destacou papel do Judiciário na proteção dos mais vulneráveis.

Da Redação

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Atualizado às 18:56

Durante sessão nesta quarta-feira, 14, na qual o STF analisa se referenda decisões  que determinaram teto para a cobrança de serviços funerários no Município de São Paulo, além de medidas para sua ampla divulgação e fiscalização, ministro Flávio Dino defendeu firmemente a legitimidade da atuação do Judiciário no caso.

Para S. Exa., o papel do Judiciário é garantir direitos fundamentais, especialmente dos mais vulneráveis. "Lembremos a origem: Tribunal, tribuno da plebe. Se um tribunal não cuida dos assuntos dos mais pobres, das viúvas, dos órfãos, enfim, daqueles que sofrem, será tudo menos um tribunal".

Nesse sentido, rebatendo a tese de que haveria violação à separação de poderes, Dino declarou: "É muito singular que a separação de poderes seja, nesse momento, tão utilizada para justificar uma tentativa de afastamento de uma função primacial de um tribunal".

Assista:

Entenda

A manifestação ocorreu no contexto da análise da ADPF 1.196, que questiona dispositivos da lei municipal 17.180/19, a qual permitiu a delegação dos serviços funerários à iniciativa privada.

Em sustentação oral, a procuradora do município de São Paulo, Simone Andrea Coutinho, defendeu a validade da norma e argumentou que a ADPF não seria o instrumento adequado para a discussão, já que há outras ações em trâmite, inclusive no STF.

Ainda, sustentou que a Constituição permite a delegação de serviços funerários à iniciativa privada, não havendo norma que a proíba.

Por fim, a procuradora também alertou para possível violação à separação de poderes, caso o Judiciário interfira em contratos administrativos, e ressaltou que o modelo paulistano foi embasado em estudos técnicos, com garantias de gratuidade e fiscalização pela agência reguladora SP Regula.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...