MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Preso em casa

Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Decisão aponta reiteração de conduta ilícita, com uso de redes sociais para tentar obstruir a Justiça e coagir o Supremo.

Da Redação

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Atualizado em 5 de agosto de 2025 07:55

Ministro Alexandre de Moraes decretou nesta segunda-feira, 4, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro por descumprimento reiterado das medidas cautelares impostas no âmbito do inquérito 4.995 e da PET 14.129

Segundo Moraes, Bolsonaro teria feito uso indireto de redes sociais para veicular mensagens que configuram tentativa de coação ao STF e obstrução da Justiça.

O ministro enfatizou, reiteradamente, que novo descumprimento resultará em prisão preventiva e encerrou a decisão com um alerta: 

"A Justiça é cega, mas não é tola. A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola achando que ficará impune por ter poder político ou econômico."

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Ministro Alexandre de Moraes ordenou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Condutas investigadas e medidas impostas

Bolsonaro é investigado pelos crimes de:

  • Coação no curso do processo (art. 344 do CP);
  • Obstrução de investigação de organização criminosa (art. 2º, §1º da lei 12.850/13); e
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do CP).

Diante da gravidade dos fatos, Moraes já havia determinado, no último dia 17, um conjunto de medidas cautelares, posteriormente referendadas pela Primeira Turma do STF. Entre elas:

  • Proibição de uso de redes sociais, direta ou indiretamente;
  • Recolhimento domiciliar noturno com tornozeleira eletrônica;
  • Proibição de contato com diplomatas, réus ou investigados dos inquéritos relacionados.

Em despacho no dia 21 de julho, o ministro esclareceu que a proibição de redes sociais incluía a veiculação de discursos, entrevistas ou vídeos por meio de terceiros, como apoiadores ou familiares. 

Qualquer tentativa de burlar essa restrição poderia ensejar a decretação de prisão preventiva.

Fundamentação da prisão

Apesar das advertências, o ministro identificou diversas ações de Bolsonaro e seus filhos que, segundo Moraes, evidenciam "produção de material pré-fabricado" com fins de divulgação por meio de "milícias digitais", configurando burla deliberada à medida imposta.

O ministro citou especificamente:

  • A participação telefônica de Bolsonaro em manifestação na orla de Copacabana, em 3/8, com o vídeo publicado por Flávio Bolsonaro no Instagram;

  • Postagens de Eduardo Bolsonaro com vídeos de manifestações e ataques ao STF;
  • Declarações de Carlos Bolsonaro instando seguidores a acompanharem perfis ligados ao pai, mesmo ciente da restrição;
  • Ligação por vídeo com o deputado Nikolas Ferreira, usada para atacar o Supremo, registrada pela imprensa e replicada nas redes.

Para Moraes, os atos caracterizam instrumentalização dolosa das redes sociais por intermédio de terceiros, visando manter o modus operandi criminoso já combatido pelo STF, reiterando práticas já condenadas em relação ao 8 de janeiro.

Novas medidas

Além da prisão domiciliar com cumprimento integral, a decisão impõe medidas adicionais:

  • Proibição de visitas, exceto por advogados ou pessoas previamente autorizadas pelo STF;
  • Proibição total de uso de celular, inclusive por terceiros;
  • Busca e apreensão de qualquer celular em posse do réu;
  • Manutenção das medidas anteriores, incluindo o veto a contato com autoridades estrangeiras e investigados.
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616