MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Imprensa internacional repercute prisão preventiva de Jair Bolsonaro
Notícia do dia

Imprensa internacional repercute prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Principais jornais do mundo noticiaram decisão de Alexandre de Moraes, com ênfase no risco de fuga e na violação da tornozeleira eletrônica.

Da Redação

sábado, 22 de novembro de 2025

Atualizado às 17:39

A imprensa internacional repercutiu amplamente, neste sábado, 22, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e cumprida pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã.

Portais e jornais de diversos países repercutiram os fundamentos da decisão, especialmente o risco de fuga apontado pelo relator após a violação da tornozeleira eletrônica.

No Reino Unido, o The Guardian estampou em sua capa a foto de Bolsonaro, afirmando que a polícia brasileira o prendeu "em meio a suspeitas de que preparava fuga", mencionando a hipótese de busca por abrigo em embaixada estrangeira.

Na França, o Le Monde noticiou que Bolsonaro foi detido após condenação por tentativa de golpe de Estado, destacando o "risco de fuga" identificado pelo STF.

Nos Estados Unidos, o Washington Post relatou que a prisão foi ordenada após a constatação de que a tornozeleira eletrônica havia sido adulterada, lembrando que o ex-presidente já foi condenado por tentativa de golpe e chamou atenção para sua proximidade com Donald Trump.

A repercussão também ocorreu na Argentina: o Clarín informou que o STF determinou a prisão porque Bolsonaro rompeu a tornozeleira, citando o alerta de violação registrado logo após a meia-noite e a avaliação de Moraes de que o ato poderia indicar intenção de fuga em meio à vigília convocada por Flávio Bolsonaro.

No Catar, o Al Jazeera noticiou que Bolsonaro, de 70 anos, foi levado de casa à sede da Polícia Federal em Brasília após a determinação do Supremo.

 (Imagem: Ton Molina/STF | Arte Migalhas)

Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 22.(Imagem: Ton Molina/STF | Arte Migalhas)

Prisão preventiva

No Brasil, a PF confirmou que cumpriu mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da ação penal que apura tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

A decisão veio após a convocação de uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente e diante de indícios de violação da tornozeleira eletrônica.

Moraes também determinou a realização de audiência de custódia por videoconferência neste domingo, 23, e a garantia de atendimento médico contínuo ao ex-presidente enquanto estiver custodiado na PF.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...