MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Franqueada não responderá por dívida trabalhista da antecessora
Sucessão empresarial

Franqueada não responderá por dívida trabalhista da antecessora

Magistrado reconheceu ausência de sucessão empresarial entre as franqueadas do Burger King por falta de continuidade das atividades e de transferência da unidade produtiva.

Da Redação

sábado, 16 de agosto de 2025

Atualizado em 14 de agosto de 2025 15:13

A 4ª vara do Trabalho de Campo Grande/MS indeferiu o pedido de reconhecimento de sucessão empresarial entre duas empresas franqueadas da rede Burger King, afastando a responsabilidade da nova empresa por débitos trabalhistas da anterior.

Para o juiz do Trabalho Christian Gonçalves Mendonça Estadulho, não foram preenchidos os requisitos legais para a configuração da sucessão, em especial a continuidade das atividades e a transferência da unidade produtiva.

 (Imagem: Adobe Stock)

Juíz não reconheceu sucessão empresarial e afastou responsabilidade de nova franqueada por dívida trabalhista da antecessora.(Imagem: Adobe Stock)

Entenda o caso

O exequente buscava o redirecionamento da execução trabalhista, alegando ter havido sucessão empresarial entre a empresa originária da dívida e uma nova empresa que passou a operar na mesma atividade.

A nova empresa, por sua vez, contestou o pedido, argumentando a inexistência de qualquer vínculo jurídico, contratual ou operacional com a empresa anterior, e requerendo sua exclusão do polo passivo da execução.

Argumentou, ainda, que as duas companhias mantinham contratos de franquia distintos com a marca Burger King, e que não ocorreu qualquer negociação, transferência de ativos ou continuidade operacional entre elas. 

Ausência de continuidade afasta sucessão

Ao analisar o caso, o juiz destacou que a sucessão empresarial prevista nos arts. 10 e 448 da CLT exige a presença simultânea de três elementos: (i) mudança na estrutura jurídica ou na propriedade da empresa; (ii) continuidade do ramo do negócio; e (iii) transferência efetiva da unidade econômico-produtiva.

No caso concreto, o juiz concluiu que nenhum desses requisitos foi atendido. No entanto, ficou comprovado nos autos que:

  • A empresa original teve suas atividades encerradas de forma involuntária, em razão de ação de despejo ajuizada pelo condomínio do imóvel onde funcionava;
  • Não houve qualquer tipo de negociação ou transferência entre as empresas;
  • A nova empresa celebrou contrato de franquia diretamente com a franqueadora em data posterior ao encerramento da anterior, sem qualquer vínculo entre os contratos;
  • Houve descontinuidade temporal entre o encerramento de uma e o início das operações da outra;
  • Não foi demonstrada a transferência de bens, clientela, empregados ou estrutura operacional.

Além disso, o juiz apontou que o ônus probatório do exequente não foi cumprido, nos termos do art. 373, I do CPC combinado com o art. 818 da CLT.

"O exequente não se desincumbiu do ônus de comprovar os requisitos essenciais da sucessão empresarial, especialmente a transferência da unidade econômico-produtiva e a continuidade empresarial."

Diante disso, o magistrado concluiu que o exequente não comprovou os requisitos legais para o reconhecimento da sucessão empresarial, razão pela qual determinou a exclusão da contestante do polo passivo da execução trabalhista.

O escritório OVA Oliveira, Vale & Abdul Ahad Advogados atua no caso.

Confira a decisão.

OVA Oliveira, Vale & Abdul Ahad Advogados

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616