MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes: "História ensina que impunidade não é opção para pacificação"
Julgamento de Bolsonaro

Moraes: "História ensina que impunidade não é opção para pacificação"

Ministro discursou no início da sessão em que STF vai julgar Bolsonaro, e defendeu a atuação da Corte.

Da Redação

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Atualizado às 10:44

O STF iniciou, nesta terça-feira, 2, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. A sessão foi aberta com discurso do ministro Alexandre de Moraes, que ressaltou a importância da responsabilização para a preservação da democracia brasileira.

Moraes destacou que o Brasil chega a 2025 com quase 37 anos da Constituição de 1988 e 40 anos da redemocratização, período marcado por uma democracia consolidada, instituições independentes, economia em crescimento e sociedade civil atuante. "Não foram 37 anos de tranquilidade, mas as balizas constitucionais mostraram-se acertadas e impediram retrocessos", afirmou.

Segundo o ministro, o julgamento integra o legítimo exercício da competência penal do Supremo, prevista pela Constituição. Ressaltou que, embora trate de um núcleo central dos ataques ao regime democrático, segue o mesmo rito processual e respeito ao devido processo legal aplicado nas demais ações relativas aos atos de 8 de janeiro.

Ele apresentou um balanço das ações já apreciadas: 683 condenações, 11 absolvições, 554 acordos de não persecução penal e 382 processos ainda em andamento.

Moraes lamentou que, mais uma vez na história republicana, o país tenha enfrentado uma tentativa de golpe: "Atentou-se contra a Constituição e contra a própria democracia, pretendendo-se instaurar um estado de exceção e uma ditadura. Mas a sociedade e as instituições mostraram força e resiliência."

O ministro frisou que a história ensina que "impunidade, omissão e covardia não são opções para pacificação". Para ele, a verdadeira pacificação depende do respeito à Constituição, da aplicação das leis e do fortalecimento das instituições.

Assista a trecho:

Moraes assegurou que o julgamento será conduzido com imparcialidade: "Havendo prova da inocência ou mesmo dúvida razoável, os réus serão absolvidos. Assim se faz justiça. Esse é o papel do STF: julgar cada caso concreto com independência, ignorando pressões internas ou externas."

"A história desse STF demonstra que jamais faltou ou jamais faltará coragem aos seus membros para repudiar as agressões contra os inimigos da soberania nacional, da democracia, do Estado de Direito ou da independência do Poder Judiciário. Essa Corte vem e continuará realizando sua missão constitucional."

Ao final, Moraes também ressaltou a defesa intransigente da soberania nacional.

"A soberania nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida, pois é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previsto no inciso 1º do artigo 1º da CF. O STF sempre será absolutamente inflexível na defesa da soberania nacional em seu compromisso com a democracia, os direitos fundamentais, o Estado de Direito, a independência do Poder Judiciário Nacional e os princípios constitucionais brasileiros."

A fala ocorre em meio ao embate diplomático com os Estados Unidos, que recentemente adotaram medidas contra ministros do STF, como o cancelamento de vistos e sanções pessoais a Alexandre de Moraes.

O ministro destacou que a Corte permanecerá inflexível na proteção da Constituição, da democracia e da independência do Judiciário.

Veja:

Assista à íntegra da fala:

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.