Durante sessão da 3ª turma do STJ, nesta terça-feira, 14, um episódio de cortesia e respeito entre colegas chamou a atenção dos ministros.
O advogado Daniel Correa Cardoso Coelho, representante da recorrida, pediu que o colegiado adiantasse outro processo na pauta para que a advogada Patrícia Rios Salles de Oliveira, que atuava pela parte recorrente, pudesse chegar a tempo de acompanhar o julgamento.
"Patrícia Rios, que é minha ex-adversa, está acompanhando um pedido de vista na 4ª turma. Se houver outro caso que possa ser julgado antes do nosso, é apenas para que ela tenha tempo de retornar, se vossas excelências assim permitirem", explicou o advogado.
A atitude foi prontamente elogiada pelos ministros.
O relator, ministro Moura Ribeiro, considerou o pedido razoável. Ministra Daniela Teixeira reforçou que a advogada "ficou esperando a tarde toda", e ministro Humberto Martins, presidente da turma, determinou o sobrestamento temporário do processo.
"Fica sobrestado momentaneamente com relação ao número 22. Depois eu chamo", anunciou Martins, que fez questão de parabenizar o advogado pela conduta ética e profissional.
Quando retornou à sessão, Patrícia Rios agradeceu publicamente a deferência do colega e o gesto do tribunal:
" Podemos ser ex-adversos aqui na tribuna, mas eu queria agradecer a gentileza e o respeito com que o meu colega aqui me consignou, pedindo a vênia, que eu estava na outra turma, e agradecer ao tribunal a deferência por ter me aguardado."
Em resposta, o ministro Humberto Martins destacou o espírito de união da advocacia:
"São adversários ocasionais na causa, mas isso demonstra que a OAB unida é muito mais fortalecida."
A advogada concordou:
"Ex-adversos na tribuna, mas sempre colegas fora daqui."
Veja os momentos: